Como criar transições dinâmicas no Premiere Pro

Quer fazer seu conteúdo se destacar com transições simples e fáceis de aprender? Não procure mais porque temos três transições rápidas e fáceis para aprimorar seus projetos. Eles não são uma transição de emoji de cocô caindo , mas ainda são úteis. Vamos até eles!

 

Transição 1 – Zoom Suave

Um zoom suave é exatamente o que parece. Você dimensiona (amplia) o clipe A e, no pico da escala, corta para o clipe B. O clipe B começa ampliado (ampliado) e depois diminui o zoom no final do movimento. Continue lendo para aprender como criar uma transição dinâmica de zoom suave.

Como criar transições dinâmicas

Para criar essa transição dinâmica, primeiro faça uma camada de ajuste. Uma camada de ajuste é uma camada vazia onde você pode aplicar efeitos. Muitos editores colocam suas camadas de ajuste acima dos clipes. Embora muitas vezes usemos camadas de ajuste para correção de cores, você pode usar uma aqui para esta transição rápida.

Crie a camada de ajuste clicando no botão “Novo Item” no painel do projeto ou indo em Arquivo > Novo > Camada de ajuste enquanto o painel do projeto estiver selecionado.

Como criar transições dinâmicas

Dê à camada de ajuste as mesmas configurações da sua sequência e clique em OK. Em seguida, ele aparecerá no painel do seu projeto. Agora arraste e coloque a camada de ajuste no topo da sua filmagem, no local onde deseja que a transição ocorra. Em seguida, reduza-o para a duração preferida, que neste caso é inferior a um segundo.

O próximo passo é adicionar o movimento à camada de ajuste. Vá para a aba de efeitos, procure o efeito “Transformar” e aplique-o à camada de ajuste que você criou arrastando e soltando-o na camada da linha do tempo.

Para ajustar o movimento, abra a guia de controles de efeito para visualizar as opções de configuração. Primeiro, desmarque a caixa “usar ângulo do obturador da composição” e digite um ângulo do obturador de pelo menos 350 graus. Este ângulo dá à transição algum desfoque de movimento e suaviza o visual.

Segundo, crie o “zoom” usando os valores de “escala” nos mesmos controles de efeito de transformação. Mova o indicador de reprodução/indicador de tempo atual/barra de rolagem para o ponto onde deseja que a transição comece.

Clique no botão para criar um novo quadro-chave de escala no valor atual. Em seguida, deslize alguns quadros para frente até o local onde os clipes A e B se encontram e aumente a escala para cerca de três vezes a do primeiro quadro-chave. Alterar o valor criará um novo quadro-chave. Avance alguns quadros novamente onde deseja que o movimento pare. Defina sua escala de volta ao número original com o qual você começou para criar o quadro-chave final.

Como criar transições dinâmicas

Você precisará ajustar a interpolação nesses quadros-chave para suavizar a transição. Selecione os quadros-chave que você criou arrastando uma marca de seleção ao redor deles ou clicando com a tecla Shift pressionada em cada quadro-chave, depois clique com o botão direito e selecione “bezier” nas opções.

Agora, reproduza o vídeo, a transição funciona!

Transição 2 – Rampas de velocidade

Quando você precisa cortar seu conteúdo com um ritmo específico em mente, as rampas de velocidade são uma maneira fantástica de aumentar ou diminuir o impulso do clipe.

Para começar, aumente o tamanho da camada de vídeo em que você está trabalhando para ter bastante espaço para trabalhar. Em seguida, clique com o botão direito no clipe de transição e selecione Mostrar quadros-chave do clipe > Remapeamento de tempo > velocidade . Você também pode clicar com o botão direito no emblema FX e escolher a opção de remapeamento de tempo. Uma faixa de rampa de velocidade aparecerá agora em seu vídeo.

Para aumentar ou diminuir a velocidade do vídeo, segure o comando no Mac ou alt no Windows e clique no clipe onde deseja que a rampa de velocidade comece para criar um quadro-chave. Agora deslize a seção do quadro-chave para cima ou para baixo, dependendo se você deseja desacelerar ou acelerar a filmagem para a transição.

Agora, o vídeo acelera nos segundos finais quando você o reproduz.

Repita o quadro-chave no próximo clipe para completar a transição, exceto na ordem oposta. Esta etapa resultará em uma partida rápida com uma desaceleração. Aqui está uma olhada na transição final:

Transição 3 – Transições simples de Glitch

A maneira mais simples de obter efeitos de falha é utilizar a biblioteca Pond5 After Effects . A maioria dos modelos disponíveis são fáceis de usar e podem economizar muito tempo na pós-produção.

No entanto, como queremos ensiná -lo a fazer uma transição de falha manualmente, vamos ao que interessa. Primeiro, duplique os clipes que você está usando para as transições em ambos os lados do ponto de corte. Copie/cole a camada ou selecione o clipe e segure a opção/alt e arraste-o para cima da camada original. Agora você deve ter dois clipes idênticos empilhados um sobre o outro.

A cópia superior (vamos chamá-la de Camada A) deve ser encurtada/aparada para o comprimento desejado do efeito. Eu recomendaria de 10 a 15 quadros cada, mas você pode experimentar e ver o quão rápido deseja. Em seguida, vá para as configurações de opacidade no painel “controles de efeito” na Camada A e selecione definir a opacidade para 40%. Em seguida, selecione a opção “tela” nas configurações do modo de mesclagem.

Defina a opacidade do clipe original como 0% ou remova-o totalmente da linha do tempo. Em seguida, vá até a aba “efeitos” e encontre o efeito “ASC CDL”. Aplique-o na camada A no clipe esquerdo. Agora, duplique a Camada A mais duas vezes e empilhe-as umas sobre as outras para ter três camadas acima da camada original.

Aqui está a parte onde entra o efeito ASC CDL. Volte para a Camada A e altere a inclinação vermelha no painel de controle do efeito até que sua camada fique saturada de vermelho.

Siga o mesmo processo para as outras duas camadas, que chamaremos de Camadas B e C. Para a camada B, ajuste a inclinação verde e, para a camada C, altere a inclinação azul. Agora você está pronto para a última parte da transição, que consiste em enquadrar algum movimento para vender a parte “falha” do efeito.

Começando com a Camada A, defina a posição e dimensione os quadros-chave no primeiro quadro clicando nos cronômetros. Avance alguns quadros e ajuste os valores relativos para que o vídeo pareça “pular” ou “falhar”. Em seguida, prossiga e crie mais quadros-chave uniformemente durante a transição.

Por exemplo, se a sua transição tiver dez quadros, crie dois quadros-chave a cada cinco quadros. Seu objetivo aqui é criar movimentos aleatórios de “falha”, então experimente os valores dependendo de quão errático você deseja que a falha seja. Seus quadros-chave finais devem corresponder aos primeiros quadros-chave, então clique no botão “redefinir parâmetro” ou copie/cole-os do primeiro conjunto.

Continue este processo nas camadas B e C. Você pode copiar/colar os quadros-chave nas camadas B e C e, em seguida, alterar manualmente os valores dos quadros-chave para que sejam diferentes um do outro. Depois de terminar todos os quadros-chave, passe para a segunda metade da transição.

Repita as etapas de duplicação das três camadas acima da camada original e, em seguida, copie/cole os atributos, uma camada por vez. Para fazer isso, selecione a camada A, clique com o botão direito e selecione “copiar”, depois vá para a camada A na 2ª metade da transição, clique com o botão direito e selecione “colar”. Certifique-se de que os efeitos de movimento e ASC CDL estejam verificados e clique em OK.

Como criar transições dinâmicas

Copie e cole os efeitos das outras duas camadas duplicadas e reproduza a transição para ver o que você acha.

Como criar transições dinâmicas

Você pode colar esse efeito em qualquer outro clipe da sua linha do tempo. Apenas certifique-se de duplicar as camadas para combiná-las facilmente em outro lugar.

Procurando por mais transições? Escolha entre mais de 33.000 modelos Premiere e After Effects prontos para usar para destacar seu projeto.

Quer mais dicas e truques de edição? Para obter um guia visual rápido de 13 dos cortes e técnicas mais comuns para edição de vídeo, confira este infográfico ou aprofunde-se com nossa postagem completa sobre 13 técnicas de edição criativa que todo editor de vídeo deve saber . Boa edição!

Adobe pdfAdobe photoshop 2024Adobe photoshop cs6After effectsMedia encoderPhotoshop iaTutorial coreldrawTutorial premiere