As 10 ferramentas mais importantes do After Effects

Ao usar o Adobe After Effects pela primeira vez, você notará rapidamente como o programa é extremamente denso. Com tudo o que tem para oferecer, pode ser difícil saber quais são os seus aspectos mais essenciais. Para ajudar a orientá-lo na direção certa, aqui estão dez das ferramentas mais importantes do After Effects.

1. Camadas de forma

Um dos melhores lugares para começar é com a camada de forma. As camadas de forma são objetos planos 2D criados manualmente pelo usuário com a ferramenta caneta (veja abaixo) ou com uma forma predeterminada oferecida pelo After Effects , como um retângulo, oval ou pentágono.

As camadas de forma permitem personalizar propriedades como traço (contorno da forma), preenchimento (a área interna da forma dentro do contorno) e até detalhes específicos, como arredondamento dos cantos. Devido à sua ampla capacidade de personalização, eles são ideais para gerar rapidamente formas simétricas, padrões complexos e arte 2D.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: Shape Layers

No entanto, tenha em mente que as camadas de forma sobrecarregam o poder de processamento e geralmente devem ser usadas com moderação. Se você precisa apenas de algo muito simples, pode ser uma opção melhor recorrer ao irmão mais simplista da camada de forma, a camada sólida.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: 03.2 Propriedades da camada sólida

Camadas sólidas também são bastante úteis, mas não são complicadas o suficiente para justificar uma explicação detalhada. Eles são simplesmente uma camada de forma sem propriedades personalizáveis ​​além de dimensões, cores e propriedades de transformação 2D padrão, como posição, escala e rotação.

2. Ferramenta Caneta/Máscaras

Não podemos discutir camadas de forma e camadas sólidas sem tocar na ferramenta caneta . A ferramenta caneta permite criar uma forma ou linha desenhando um vértice de cada vez. Isso pode ser usado para mascarar uma área específica de uma camada sólida e também para desenhar uma nova camada de forma . Esses são seus propósitos mais fundamentais, mas a ferramenta caneta também permite desenhar e ajustar caminhos .

Os caminhos podem ser usados ​​como orientação de posição para uma camada se mover, ou até mesmo para texto, até o caractere individual, se desejado. Na mesma linha, o efeito de traço pode ser aplicado a uma camada sólida com um caminho , que desenhará uma linha ajustável ao longo desse caminho  - um substituto mais eficiente para animar o traço integrado de uma camada de forma.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: desenhar uma máscara

Com esses vários aplicativos, a ferramenta caneta pode ser usada para rotoscopia (traçar um objeto para adicioná-lo ou removê-lo, geralmente de imagens de ação ao vivo), criar arte e obter uma variedade de efeitos de texto interessantes, como escrita simulada ou movimento ondulado. . Embora existam maneiras praticamente infinitas de utilizar a ferramenta caneta , estas estão entre as mais notáveis.

3. Rastrear mates

ferramenta caneta é igualmente importante em relação  aos foscos de trilha . Um fosco de trilha usa uma camada para mascarar outra de acordo com a transparência ou luminância da camada de máscara. Por exemplo, se você definir uma camada como Alpha Matte , sua aparência será limitada às áreas não transparentes da camada acima dela. Alpha Inverted Matte limitaria a aparência da camada apenas às áreas transparentes da camada acima dela.

As 10 ferramentas mais importantes no After Effects: Alpha Matte

Um Luma Matte funcionaria de forma semelhante, mas limitaria a aparência da camada inferior às áreas mais brilhantes da camada superior.

As 10 ferramentas mais importantes no After Effects: Luma Matte

Track Mattes são ótimos para usar ativos existentes para modificar camadas – especialmente Luma Mattes , já que são baseados no brilho e não na transparência. No entanto, o principal ponto de venda do track matte é a sua flexibilidade. Ao usar a ferramenta caneta para mascarar uma parte de uma cena, aplicar essa máscara a uma camada fosca dedicada permitirá mais espaço para erros.

Por exemplo, ao rotoscopiar uma pessoa em uma filmagem de ação ao vivo, você pode acabar mascarando a própria camada de filmagem. Em vez de se limitar dessa forma, é melhor rotoscopiar essa máscara em uma camada sólida dedicada separada da filmagem e, em seguida, colocá-la acima da camada de filmagem e definir essa camada de filmagem como Alpha Matte .

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: rotoscopia

Por um lado, isso permitirá que você visualize sua máscara com uma cor uniforme, enfatizando as falhas. Além disso, com esta máscara aplicada a uma camada sólida compatível com o processador, você pode duplicá-la e usá-la para mascarar outras camadas posteriormente, sem atrapalhar o tempo de renderização ou lidar com as dificuldades de duplicar máscaras.

Os foscos de rastreamento também apresentam benefícios de eficiência, pois você pode obter mais rapidamente alguns efeitos de máscara por meio das propriedades de posição, escala e rotação de uma camada fosca, em oposição ao fluxo de trabalho frustrante de animação complexa de posição, escala e rotação da máscara por meio da caneta ferramenta .

4. Modos de mesclagem

Ao lado das opções de fosco de trilha , também na coluna de modo, você encontrará modos de mesclagem . Os modos de mesclagem são bastante simples; cada modo de mesclagem implementa a camada na composição de uma maneira diferente. Existem 38 modos de mesclagem exclusivos , cada um com sua finalidade. Embora existam muitos para explorarmos todos eles, aqui estão alguns exemplos de como eles funcionam.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: modos de mesclagem

Provavelmente, você usará apenas alguns deles, mas mantenha-os em mente como uma forma de integrar elementos de maneira mais perfeita em imagens de ação ao vivo ou como uma forma de simplesmente estilizar seu projeto. Independentemente de como você aplica os modos de mesclagem , usá-los expandirá drasticamente seu potencial de composição, libertando-o das limitações de apenas ajustar a opacidade.

5. Pré-composição

À medida que seu trabalho se torna mais complexo, você descobrirá que seus projetos podem ficar confusos e, portanto, difíceis de navegar. A pré-composição é o aspecto mais importante da organização do projeto, pois permite dividir o projeto em seções menores.

Tecnicamente falando, um pré-comp  é apenas uma composição e nada mais. Porém, no contexto do seu próprio projeto, uma pré-composição é uma composição que atende a um propósito menor dentro de uma composição principal que produz o resultado final. Para pré-compor um grupo de camadas, destaque-as, clique com o botão direito e selecione Pré-compor (Cmd-Shift-C ou Ctrl-Shift-C). Isso os colocará em sua própria composição, que você poderá modificar da mesma forma que faria com uma camada.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: Precomps

Ao consolidar suas diversas camadas em grupos, você pode aplicar um efeito a muitas camadas de uma só vez. Da mesma forma, você pode usar várias camadas como um fosco de faixa única, pré-compondo- as. Você também pode duplicar um grupo de camadas com mais eficiência apenas pré-compondo- as e duplicando a composição recém-criada. Isso evitará que seu projeto fique desnecessariamente lotado e até permitirá que você faça ajustes em massa em segundos, já que modificar o conteúdo de uma composição afetará todas as cópias duplicadas dessa composição.

6. Camadas de ajuste

As camadas de ajuste têm um propósito semelhante às composições, pois não são totalmente necessárias, mas fornecem um método mais rápido e eficiente para processos que de outra forma seriam tediosos. Uma camada de ajuste funciona exatamente como um sólido, mas só é usada para modificar as camadas abaixo dela. Uma camada de ajuste por si só seria uma imagem em branco, mas quando colocada acima de outras camadas, todos os seus efeitos são aplicados a elas.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: camadas de ajuste

Você pode mascarar, definir as dimensões e modificar as propriedades de transformação de uma camada de ajuste , assim como uma camada sólida, e qualquer área que ela cubra será afetada por ela. Mesmo o uso excessivo do recurso de pré-comp pode estender o tempo de renderização; portanto, para situações em que você deseja aplicar um efeito em massa, as camadas de ajuste são ideais.

7. Escolha o chicote

Você já quis “anexar” uma camada a outra? O chicote permite o que o After Effects chama de parentalidade , ou emparelhamento de uma camada com outra para que ela se comporte como se estivesse fisicamente anexada à sua camada pai .

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: Pickwhip

chicote é maravilhoso para adicionar animação secundária a um objeto em movimento ou para adicionar efeitos baseados em imitação, como sombras ou reflexos. Em vez de copiar e colar quadros-chave de camada para camada, você pode simplesmente usar o chicote para anexar camadas umas às outras.

8. Camadas Nulas

O próximo passo lógico depois de aprender a usar o chicote é tentar camadas nulas . Como uma camada de ajuste , um nulo em si é tecnicamente invisível. Enquanto uma camada de ajuste serve para aplicar efeitos a múltiplas camadas, um nulo serve para aplicar suas propriedades de transformação a múltiplas camadas.

Os nulos são baseados na função pick whip  , pois devem ser os pais de outras camadas. Eles, portanto, permitem modificar indiretamente grupos de camadas, anexando-as a elas. Nulos são frequentemente usados ​​para animar estruturas de personagens, matrizes e designs complexos com muitas partes móveis. Assim como as composições e as camadas de ajuste , elas proporcionam eficiência e organização.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: Null

Os nulos também perdoam erros e ajustes de última hora. Por exemplo, digamos que você tenha quatro camadas de texto agrupadas que são muito pequenas. Destacá-los todos e aumentar sua escala ou tamanho da fonte faria com que crescessem independentemente uns dos outros. Alternativamente, você pode criar uma camada nula, selecionar todas as camadas de texto, aumentar a escala do nulo e, em seguida, excluir o nulo  - resultando em um grupo de texto proporcionalmente maior.

9. Câmeras

Adicionar alguma perspectiva a uma cena pode ajudar muito a vendê-la e muitas vezes pode ser necessário, especialmente ao trabalhar em 3D. As camadas de câmera fazem exatamente o que parecem: enquadram a composição de acordo com uma câmera virtual, geralmente baseada em tecnologia de câmera real.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: Câmera

Com câmeras , você pode colocar suas habilidades cinematográficas em prática, com ângulos e movimentos legais para apimentar as coisas. Embora as câmeras possam existir tecnicamente apenas como uma camada 3D, você pode usá-las para tornar as sequências 2D mais dinâmicas, movendo-se de uma parte do quadro para outra.

10. Editor de gráfico

Pode-se argumentar que os próprios quadros-chave deveriam estar nesta lista, mas achamos melhor ser um pouco mais específico. O editor gráfico permite ajustar as curvas de movimento de seus quadros-chave, resultando em movimentos mais suaves e animações mais estilizadas.

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: Graph Editor Linear

As 10 ferramentas mais importantes do After Effects: Graph Editor Curve

Para uma aparência profissional imediata, você pode simplesmente usar o assistente de quadro-chave para aplicar variações de “Easy Ease” aos seus quadros-chave. Mas para uma aparência mais específica, é melhor ajustar o próprio editor gráfico . Lembre-se de que o editor gráfico pode ajustar a curva de valor e a curva de velocidade de um conjunto de quadros-chave.


Com um conhecimento sólido dessas ferramentas essenciais, você pode começar a dar vida às suas ideias no After Effects! Qual ferramenta você acha que costuma ser subestimada?  Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Adobe after effectsAfterAfter effectsAfter effects crackeado 2023After effects downloadAfter effects rotoscopingAfter effects templatesAfter effects tutorialEffects after effects tutorialRotoscoping after effectsTutorial after effects